GONORREIA: SINTOMAS, CONTáGIO E CURA – O GUIA COMPLETO

Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo

Gonorreia: Sintomas, Contágio e Cura – O Guia Completo

Blog Article

Essa IST é uma das doenças sexualmente transmissíveis de maior incidência no mundo, afetando diversos indivíduos a cada ano. Originada pela agente patogênico Neisseria gonorrhoeae, essa infecção pode atingir indivíduos de ambos os sexos, e, se não diagnosticada e tratada, pode resultar em danos à saúde. Neste conteúdo, abordaremos os indicadores da infecção, meios de contágio, diagnóstico e tratamento da gonorreia.

O que é a Gonorreia?

Essa infecção é uma doença causada por bactéria que atinge especialmente as estruturas do sistema urinário, como canal urinário, colo do útero, canal anal e garganta. Apesar de que possa ser curada com antibióticos, a demora no diagnóstico pode levar a complicações sérias.

Sinais e Sintomas da Gonorreia

As manifestações clínicas da doença podem mudar entre homens e mulheres, e, em certos quadros, a infecção pode ser assintomática. Caso ocorram, os principais sinais incluem:

Manifestações Masculinas:

Eliminação de pus pelo órgão genital
Sensação de queimação ao urinar
Sensibilidade testicular
Irritação no canal urinário
Manifestações Femininas:

Secreção vaginal de aspecto incomum
Desconforto miccional
Perda de sangue inesperada
Sensação dolorosa na penetração
Desconforto na região pélvica
Complicações Possíveis:

A doença pode atingir a cavidade oral, provocando irritação e desconforto, podendo se manifestar em outras áreas do corpo, website desencadeando corrimento e prurido.

Formas de Disseminação da Doença

A principal forma de transmissão da gonorreia se dá através de relações sem proteção, incluindo relações vaginais, anais e orais. Outro fator relevante, a doença pode ser passada da gestante para o bebê, podendo causar problemas ao bebê, provocando conjuntivite neonatal.

Diagnóstico da Gonorreia

A confirmação da infecção pode ser confirmado com exames específicos, tais como:

Exame de análise urinária: confirma se há contaminação na urina.
Exame de amostra biológica: coleta de fluido corporal para identificar a presença da bactéria.
Exame de PCR: método mais preciso para detectar a infecção.
Como Tratar e Evitar a Gonorreia?

O tratamento envolve o uso de antibióticos, normalmente feita com esses medicamentos. No entanto, considerando a evolução da resistência bacteriana, é fundamental seguir as orientações médicas e realizar o tratamento completo para garantir a eliminação da bactéria.

Report this page